Logo Comportamento Animal

Dicas . Comportamento

Como ocorre o desenvolvimento social do cão


Ethosvet

 O cão é uma espécie social e o desenvolvimento desse comportamento ocorre em diferentes espaços de tempo, divididos em 4 períodos críticos, também reconhecidos como sensíveis: o neonatal, de transição, de socialização e juvenil. Em cada um desses períodos é preciso ocorrer eventos e oportunidades de aprendizado que são consideradas imprescindíveis para a vida social do cão.

 

 

 

O que significa a fase de socialização?

 

 

 

O período mais importante relativo à formação dos primeiros vínculos e aprendizagem para as interações sociais é a Socialização. Essa fase inicia com 3 semanas de idade, quando o cãozinho torna-se capaz de procurar outras relações que não só a materna, durando até cerca de 12 semanas. No entanto, sabe-se que mesmo após essa fase, especialmente até cerca de 6 meses de vida, ele continua enriquecendo as suas experiências sociais, aprendendo como relacionar-se com outros animais e com os seres humanos.

 

 

 

Na fase de socialização ainda há a maturidade do sistema nervoso e de diversas habilidades motoras. O animal desenvolve as ligações com ele próprio, com outros cães e com outras espécies com as quais tem contato, especialmente o ser humano. Assim como, aprende a discriminar os estímulos ambientais e sensoriais. Começa a estabelecer os limites do seu território e do seu papel no grupo social onde vive. Adquire habilidades comunicativas e alimentares, criando hábitos específicos. As experiências desta fase determinam os padrões de comportamento a serem adotados quando adulto.

 

 

 

 O que pode ocorrer quando há falhas nesse processo?

 

 

 

            Cães que não tiveram a estimulação adequada durante a fase de socialização estão predispostos a desenvolver problemas de comportamento, tais como medo, transtornos de ansiedade e agressividade.

 

 

 

O que deve ser feito nessa fase para prevenir problemas de comportamento?

 

 

 

·         Buscar informações sobre características comportamentais da espécie, bem como as necessidades e motivações caninas.

 

 

 

·         Ensinar os locais apropriados para eliminação, refeições, descanso e brincadeiras.

 

 

 

·         Conhecer e interagir com diferentes espécies e indivíduos. Para isso, é preciso apresentar ao filhote diferentes perfis de pessoas, assim como homens, mulheres, bebês, crianças e idosos. Possibilitar que cumprimente cães de porte, idade, raça e comportamentos variados, e também outras espécies comuns do nosso convívio.

 

 

 

·         Brincar com seu cão e aproveitar para ensiná-lo o que é certo e errado durante a brincadeira.

 

 

 

·         Viabilizar momentos de brincadeiras com outros cães, para começar a perceber os limites da relação com o outro indivíduo da mesma espécie. Para tanto, fazer isso com cães que sejam sociáveis e saudáveis e estejam vacinados apropriadamente. 

 

 

 

·         Expor gradualmente o cão a diferentes estímulos sensoriais, ou seja, olfativos, auditivos, visuais e táteis.

 

 

 

·         Familiarizar o cão com diferentes tipos de ambiente, adaptando-se com os diversos estímulos específicos de cada local.

 

 

 

·         Realizar sessões de relaxamento, pegando e massageando várias partes do corpo do filhote, especialmente aquelas que comumente os cães não gostam, como:  cabeça, orelhas, patas, boca, cauda, entre outras.

 

 

 

·         Habituar o filhote, de maneira gradual e positiva, aos manejos básicos que serão comuns na sua vida, como lavar, secar e escovar a pelagem, escovar os dentes, limpar os ouvidos e cortar as unhas.

 

 

 

·         Apresentar de maneira bastante positiva os processos que envolvem a visita, manejo e exame clínico veterinário.  

 

Viu como é importante saber mais a respeito da fase de socialização dos cães?  

Se ficou alguma dúvida entre em contato conosco e se mantenha atualizado sobre o assunto!

Atualizado em: 28/03/2018

Relacionados

bulletOrientação básica para todos os treinos
bulletEnsinar seu cão a sentar sob comando
bulletOrientações sobre caixas de areia para gatos

Entre em contato

[email protected]

curta nossa página no facebook

problemas de comportamento

Conheça os principais problemas de comportamento.

Saiba mais

Conheça o tratamento

Entenda como funciona o tratamento e a forma com que nós trabalhamos.

Saiba mais
2013 - Comportamento animal | Desenvolvido por Out Paper Soluções em Design